segunda-feira, 31 de outubro de 2011

wicca


A WICCA é uma religião neopagã, mistérica, iniciática e sacerdotal que tem seu culto destinado a um casal divino cósmico, criador e imanente. Tornou-se conhecida por meio de Gerald Brusseau Gardner (1884-1964) que com os conhecimentos obtidos em diferentes sistemas ocultistas e ramificações de BRUXARIA desenvolveu e compilou aquilo que viria a se tornar as bases da religião.
As práticas da WICCA são baseadas em diferentes sistemas de crença, culto, cultura, organização e mistérios dos povos Europeus. A Religião da forma que a conhecemos hoje é nova, criada por volta da década de 50, mas a origem de sua estrutura é bastante antiga.
A religião celebra a vida e a morte por meio de festivais sazonais conhecidos como Sabás, neles os praticantes se reúnem para meditar, agradecer, dançar, encontrar amigos, prestar culto aos DEUSES , projetar desejos para o futuro e harmonizar corpo, mente e espírito. Além dos Sabás, que são relacionados aos ciclos solares, os Wiccanos se reúnem também nos ciclos lunares para enviar oferendas, agradecimentos, pedidos, para se conectar com as divindades, fazer consagrações e purificações e demais práticas comuns a religião.
Para entender a Religião WICCA e saber se ela é um caminho válido para você dedique muito tempo e esforço lendo sobre sua origem, história, estrutura e crenças, para que obtenha um conhecimento mínimo sobre a religião. Após isso, busque sacerdotes capacitados para lhe tirar dúvidas e direcionar qual é o melhor caminho que você pode seguir dentro da religião.
Seguem abaixo alguns trechos de livros, ressaltamos que não temos responsabilidade sobre a veracidade das informações e as disponibilizamos apenas como uma forma de ampliar as possibilidades de leitura sobre o assunto. Pedimos que ao utilizar qualquer informação do site em outros locais que citem as fontes.
“A WICCA é a continuação de uma tradição de mistérios muito antiga, que veio para o ocidente a partir de 4000 a.C., unindo-se aos cultos ainda existentes e sendo posteriormente assimilada pelos celtas durante sua vinda para a Europa”. (...) “Mas se quisermos encontrar as bases da Wicca, devemos procurá-las nos cultos Paleolíticos da Velha Europa, que se estabeleceram mais tarde entre os minóicos, os etruscos, os gregos e posteriormente os romanos”. [MARTINEZ, p. 17]
“Wicca é uma religião de veneração da Natureza e da Divindade, ambos contendo os aspectos femininos e masculinos. É encontrada nas raízes espirituais das crenças e práticas Européias pré-cristãs. Quando a WICCA veio a público pela primeira vez no inicio dos anos 50 através dos esforços de Gerald Gardner, ela foi retratada como remanescente do antigo culto de fertilidade Europeu. Os praticantes se referem à WICCA como a Antiga Religião. Ela também era conhecida como a Arte dos Sábios. Superficialmente a WICCA moderna parece ser um sistema folclórico de magia tradicional”. [GRIMASSI, p.294]
“Wicca (nome alternativo para a arte da feitiçaria moderna) é uma religião de natureza xamanístíca, positi¬va, com duas deidades reverenciadas e adoradas em seus ritos: a Deusa (o aspecto feminino e deidade ligada à antiga Deusa Mãe em seu aspecto triplo de Virgem, Mãe e Anciã) e seu consorte, o Deus Chifrudo (o aspecto masculino)”. [DUNWICH, p. 08]
“A WICCA é uma religião filosófica (com certeza), mas com fundamentos e bases inegáveis”. (...) “A WICCA é realmente a religiosidade que se fundamenta nos ciclos naturais da terra. Uma tentativa do resgate mesmo que em novos moldes da consciência pagã de outrora”. (...) “Assim, a WICCA tem seus RITUAIS e filosofia fundamentados nas práticas agrícolas, pastoris e de respeito à TERRA iniciadas no paleolítico e neolítico”. [MILLENNIUM p. 07 e 18]
DUNWICH, WICCA a Feitiçaria Moderna, São Paulo: Bertrand Brasil, 2001.
GRIMASSI, Raven. Enciclopédia de WICCA e Bruxaria, São Paulo: GAIA, 2004.
MILLENNIUM. “Wicca – A BRUXARIA saindo sãs Sombras”. São Paulo: Madras, 2004.
MARTINEZ, Mario. WICCA Gardneriana, São Paulo: GAIA, 2005.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei o seu blog. Não conhecia nada sobre wicca, mas sempre tive curiosidade... Hoje, li seu blog inteirinho, kkkkk. Será que você pode me indicar alguns livros para uma iniciante. Obgda, continue dividindo sua sabedoria conosco.

    ResponderExcluir
  3. Olá,surama, bem, quando eu fiz esse blog eu era muito novinho, e não conseguia achar muita coisa sobre a Wicca. Por isso, devo confessar que o que está escrito eu copiei do site old religion. E hoje apesar de ser católico, posso sugerir alguns livros como wicca para todos, três livros de filosofia oculta( é um livro do século XVI que contém magias cristas e pagãs) e o livro secreto da magia celta. Os três são muito bons, aproveite!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá,Eu Também curti muito seu Blog,eu gostaria que publicasse Aqui,Algumas orações,e Preces wiccanas,poder e energia pessoal,credo,proteção,etc.

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem?? Olha vc poderia me ajudar por que eu sempre tive atração para ser um feitiçeiro do bem para ajudar as pessoas e sou iniciante vc podereia me diser qual é o primeiro passo para eu ser um dia um bruxo forte??

    ResponderExcluir
  7. Oi tudo bem. Eu leio bastamãe está coisa. eu li todas as coisas que vc tinha eacrevido será qué eu poderia ter um livro de íincidentes eu vejo vuLuiz e bruxa e etc será que tem como me dar umas dicas?.
    Pofavor

    ResponderExcluir
  8. olá tudo bem
    queria muito conhecer mais a religião e praticar os ritos
    tem alguma dica pra isso
    eu tenho dons que nao sei como controlar ou entender vejo coisas que nem todos podem ver e as vezes sonho com seres e sinto que realmente aconteceu
    me sinto diferente
    se lerem essa mensagem e poderem me ajudar ficaria muito feliz e que na minha região não tem muitos praticantes

    ResponderExcluir